

TESTES FORAM APLICADOS AOS FUTUROS CHEFES DE ESCOTEIROSO Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Banden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apolítico, sem fins lucrativos, criado com a proposta de desenvolver o jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseados na promessa e na lei escoteira, e pela prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento.
No âmbito federal, pelo Decreto-Lei 8.828/1946, reconhece-se a União dos Escoteiros do Brasil como instituição extra-escolar, como órgão máximo de escotismo brasileiro, que mediante acordo, realizará suas atividades em cooperação com o Ministério da Educação e Saúde. Já no âmbito Estadual, a Lei 13.690/2000, cria o Programa de Incentivo à Instrução e Educação Escoteira – Projeto Escotismo Escola, nas escolas públicas estaduais.
Em Belo Horizonte a Guarda Municipal já trabalha este projeto em vários parques, ajudando manter nossas crianças e jovens fora das ruas e dos problemas sociais. A instituição pretende com a chegada do novo efetivo ampliar o quadro, tanto que nesta semana aproximadamente 80 candidatos a chefes de escoteiros foram ao centro de ensino técnico da Polícia Militar, onde estão sendo aplicados testes para o preenchimento de 21 vagas. Segundo Adriano Bermudes responsável pela aplicação dos testes serão avaliados alguns pré-requisitos para seleção desses futuros chefes de escoteiros, “Os Guardas responderão alguns questionários e serão avaliados currículos”, disse. Ele afirmou ainda que os guardas que não forem escolhidos nesta etapa ficarão na reserva para uma próxima chamada.