quarta-feira, 3 de setembro de 2008

REINICIADO PROJETO DE ESCOTISMO DA GUARDA MUNICIPAL













TESTES FORAM APLICADOS AOS FUTUROS CHEFES DE ESCOTEIROS

O Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Banden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apolítico, sem fins lucrativos, criado com a proposta de desenvolver o jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseados na promessa e na lei escoteira, e pela prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento.

No âmbito federal, pelo Decreto-Lei 8.828/1946, reconhece-se a União dos Escoteiros do Brasil como instituição extra-escolar, como órgão máximo de escotismo brasileiro, que mediante acordo, realizará suas atividades em cooperação com o Ministério da Educação e Saúde. Já no âmbito Estadual, a Lei 13.690/2000, cria o Programa de Incentivo à Instrução e Educação Escoteira – Projeto Escotismo Escola, nas escolas públicas estaduais.

Em Belo Horizonte a Guarda Municipal já trabalha este projeto em vários parques, ajudando manter nossas crianças e jovens fora das ruas e dos problemas sociais. A instituição pretende com a chegada do novo efetivo ampliar o quadro, tanto que nesta semana aproximadamente 80 candidatos a chefes de escoteiros foram ao centro de ensino técnico da Polícia Militar, onde estão sendo aplicados testes para o preenchimento de 21 vagas. Segundo Adriano Bermudes responsável pela aplicação dos testes serão avaliados alguns pré-requisitos para seleção desses futuros chefes de escoteiros, “Os Guardas responderão alguns questionários e serão avaliados currículos”, disse. Ele afirmou ainda que os guardas que não forem escolhidos nesta etapa ficarão na reserva para uma próxima chamada.

3 comentários:

Anônimo disse...

AVISO AOS NAVEGANTES !!!
ESTÁ PÁGINA NÃO É DESTINADA A COMENTÁRIOS ESTILO ORKUT, NÃO PODEMOS DENEGRIR A IMAGEM DE NINGUÉM. APENAS DEIXEM COMENTÁRIOS CONSTRUTIVOS SOBRE AS MATÉRIAS VEÍCULADAS AQUI. ESTE SITE É DE CUNHO JORNALISTICO E INFORMATIVO.

Anônimo disse...

EU acho muitissimo interressante que os chefes escoteiro seja mais um vigia de trânsito pois diminuir a quantidade de acidentes nas cidade ,e uma forma mais importantes para a cidade era para ser em todas as cidades.

Douglas Lellis disse...

Olá Anônimo, Meu nome é Douglas Lellis sou escoteiro desde os 9 anos de idade, agora tenho 20.

Embora ache a sua ideia muito bem intencionada, creio que o foco do Movimento escoteiro não é esse.
Essa responsabilidade, deve ser suprida pelas autoridades competentes.

Muita gente não sabe qual é realmente o foco do movimento escoteiro no brasil.
É um movimento completamente voltado para o Jovem, para ajudar na sua formação, no seu caráter, além de aplicar técnicas de sobrevivência em matas e áreas que não proveem de qualquer instrumento artificial.

Nosso movimento também é voltado para a sociedade, mas em funções diferentes da que você (anônimo) colocou.
Exemplos: Campanhas de preservação do meio ambiente, Coletas de alimentos para instituições que precisem de qualquer ajuda, preservação de parques ecológicos entre varias outras.

Temos que ser honestos, se não estimularem os jovens, com atividades empolgantes como arvorismo, rapel, acampamentos, jogos, competições e muita confraternização, certamente haverá uma desmotivação dos mesmos.

Isso é minha humilde opinião, posso estar errado.

Sempre Alerta.