sexta-feira, 19 de setembro de 2008

GUARDAS MUNICIPAIS EM FOCO( PARTE 2 )

Palestra em Faculdade de Belo Horizonte reúne estudiosos da Segurança Pública

Um exemplo de Guarda Municipal bem sucedida é a de Belo Horizonte, referência em todo o país, apoiando a Polícia Militar nas ocorrências em próprios públicos e atuando na orientação no trânsito, está instituição vem recebendo apoio de toda a sociedade. Pesquisa realizada mostra que a população belorizontina aprova com mais de 80 % a criação da instituição. No momento a Guarda Municipal conta com um efetivo de 2.152 profissionais espalhados por toda a capital mineira, aumentando assim a sensação de segurança. O Soldador Mauricio de Assis Bento, 25 anos, circula pelas ruas da cidade e acredita que a Guarda Municipal veio para ficar “Acho que a Guarda é uma ótima criação, nossas praças parques e ruas estão mais seguras, infelizmente a necessidade de segurança é maior, por isso, precisamos de mais proteção”, disse.

Estudiosos defendem que a Guarda seja uma polícia mais próxima da população, armada ou não, e com credibilidade já que muitas de nossas instituições de segurança já se desgastaram com o tempo. Um debate realizado nesta ultima quinta – feira, na faculdade Estácio de Sá, Belo Horizonte, reuniu representantes da Polícia Mineira, Guarda Municipal, Jornalistas, Sociólogos, Prefeituras e da Coordenação do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). O tema principal da palestra foi mídia e segurança pública, como as instituições policiais e os veículos de imprensa devem estar mais próximos, estavam presentes os Jornalistas da rádio Itatiaia Eduardo Costa e Camila Dias, está ultima representando a Guarda Municipal de Belo Horizonte, o Coronel PM Severo Gomes entre outros, ao final do debate os palestrantes foram indagados a respeito das Guardas Municipais.

O Coordenador do Pronasci, Jorge Luis de quadros, afirmou que serão promovidas ações de educação qualificada e continuada para as Guardas Municipais, cursos, seminários e oficinas de capacitação serão metas a cumprir. Além disso, investimentos em equipamentos que auxiliem no trabalho dos GM’s serão feitos. O sociólogo Luiz Flávio Sapori, afirmou a satisfação de ver a Guarda Municipal nas ruas “È muito bom ver a Guarda Municipal em nossa cidade acho até que ela deve ser armada”, disse.
O Coronel Severo Augusto, tambem falou sobre a Guarda Municipal.
Veja Abaixo:

Um comentário:

Unknown disse...

a Guarda Municipal e o modelo de se fazer policia inteligente, se pode previnir conflitos pra que preocupar em sermos arcaicos ostensiveis. somos o modelo do futuro e so ver os comentarios de todos os peritos em segurança publica. um abraço!